terça-feira, 11 de novembro de 2008

PÓS E LONTRAS (Fernando Ferreira)

E volta a nossa rubrica. Desta feita, o entrevistado é Fernando Ferreira, mas os amigos tratam-no carinhosamente por Nandinho.


Mais uma vez, voltámos a um banco, desta vez ao Banco Popular. A estratégia usada para não dar nas vistas foi dizer que éramos do Ministério da Economia e estávamos a ponderar nacionalizar o BP em vez do BPN.


Eis a entrevista com o FF (não, não é o dos Morangos...):
Repórter Lausanne: Olá, Nando. No ano passado foste o Benfiquista melhor colocado, e mesmo assim foste o sexto… Já te arrependeste de não ser Portista?
Fernando Ferreira: Atendendo às circunstâncias da época passada e ao facto da minha aposta ser maioritariamente em jogadores do SLB, acabou por ser uma classificação razoável. Queria deixar aqui uma palavra de agradecimento a todos os jogadores do meu plantel que contribuíram para essa classificação, ressalvando a contribuição preciosa a nível pontual de Marc Zoro e Gonzalo Bergessio! Mas pior foram aquelas equipas (a equipa do McDonald’s e a equipa daquelas bebidas que bebemos na queima) que o ano passado meteram o Miguel Vítor.
Quanto à outra parte da pergunta, dou Graças a Deus e aos meus pais todos os dias por não me terem feito portista! Não que tenha nada contra o FCP ou contra os portistas…….. Até tenho muitos amigos portistas e inclusivamente a minha namorada também o é (esta foi a frase politicamente correcta da entrevista). Claro que o facto dela não ligar muito a futebol ajuda a não haver tanta violência doméstica na nossa residência!

RL: Quais são os teus objectivos para este ano?
FF: Os objectivos são claros, ganhar todas as competições onde estiver presente! Para isso será importante, e aproveito para deixar uma mensagem ao Quique… O Leo e Cardozo têm que jogar de inicio senão as minhas escolhas ficam bastante comprometidas!



RL: Como Benfiquista, o que achas do Jesualdo? O Quique convence-te?
FF: Os benfiquistas infelizmente tiveram oportunidade de formar opinião do Jesualdo porque ele passou por lá várias vezes e em alturas diferentes. Pelo que, apesar dele ter ganho títulos nos últimos anos, continuo a ter a mesma opinião dele: na terminologia do futebol é um “cagão”, com falta de personalidade e representa um caso claro da lógica da equipa fazer mais por ele do que o inverso.
Quanto ao Quique, parece-me uma lufada de ar fresco no Benfica e no futebol português! Agrada-me porque é um treinador que chega ao Benfica com ideias novas, que vão dar algum trabalho para as por em prática e os resultados não serão imediatos, mas que mantém a filosofia. Além disso, gosto de ver o Benfica jogar em 4-4-2 com boa dinâmica nos flancos e pressão alta! Já chega do 4-2-3-1… Não que seja um mau modelo, mas às vezes em algumas equipas não funciona ou torna-se demasiado banal! Este foi o meu momento Gabriel Alves…


RL: Não achas que “The Great Squad” é um nome tão megalómano como a mente do Luís Filipe Vieira?
FF: Não aplicaria esse termo para qualificar o nosso presidente, realista será o mais adequado. Sendo o presidente do Maior Clube do Mundo é natural que alguns dos seus comentários sejam mal interpretados. Começava a ser megalómano se viesse dizer que o objectivo para as próximas 2 décadas era o Benfica chegar a 1.000.000 de sócios e ganhar 10 Champions! Quando todos sabemos que o objectivo realista anda em torno dos 500.000 sócios e 5 Champions!
Quanto ao nome da minha equipa, não havia outra hipótese tendo em conta os elementos valiosos, grandiosos e gloriosos do plantel.

RL: O nome Luís Filipe não abona muito em favor dele, pois não?
FF: Claro que sim, é um nome de estrela, de mago da bola, juntamente com o Eusébio o melhor de todos os tempos! Se estivermos a falar do Grande Capitão da nossa Selecção (Luís Filipe Madeira Caeiro Figo). Que, por sinal, devia jogar na Selecção pelo menos até aos 45 anos.
Relativamente ao outro que está implícito na tua pergunta, o meu Cardiologista proibiu-me de falar desse senhor uma vez que no ano passado tive vários episódios taquicárdicos ao visionar as suas maravilhosas exibições!

RL: Ganhaste bem em Guimarães… Achas que o Benfica vai ultrapassar esta fase ganhadora e voltar ao normal depressa?
FF: Parece-me que a normalidade ganhadora se vai instalar esta época. Aliás, tenho para mim que o Benfica não perde nenhum jogo esta época… Isto se no Dragão não acontecerem aquelas coisas estranhas que normalmente acontecem todos os anos. A última foi há 2 anos em que o Fucile fez uma lançamento de linha lateral com os 2 pés no ar e deu golo da vitória. Depois falam do Bynia…

RL: Não te parece que o Moreira vai acabar a carreira sem se afirmar no SLB?
FF: É um bom GR mas enquanto estiver lá o Joaquim não terá grandes hipóteses.


E o Chinês rezou para que lhe calhasse o Cinfães na Taça...

RL: Qual foi a maior desilusão desportiva que tiveste? E a maior alegria?
FF: Uma das maiores desilusões e apesar de ter apenas 6 (quase 7) anos na altura foi a derrota na final de 88 contra o PSV, com aquele penalti falhado pelo pai do Bunda Grande. Claro que a derrota com a Grécia em 2004 ainda me está entalada, assim como a todos os portugueses. Mas aí toda a gente sabe que a culpa de Portugal de ter perdido essa final foi do Puto, que perdeu o Quinas ao intervalo!
Quanto a alegrias, é óbvio que o campeonato de 2005 terá sido uma das maiores! A taça de 2004 também foi interessante, porque parecendo que não já não ganhávamos nada há algum tempo…
Não esqueçamos porém as alegrias que o também glorioso Sporting Clube de Espinho me deu, destacando como é óbvio as épocas de subida à 1ª Divisão!

RL: Porque é que quando vais à baliza a jogar futebol mentes sempre em relação ao tempo em que lá estás?
FF: Eheheh! Porque quando estou na baliza cada minuto parecem 10. E também porque vocês enganam-se sempre no tempo, fico lá sempre pra aí 5 minutos quando devia ficar bem menos. Ah, espera lá, a ideia é ser 5 minutos a cada um não é?....... Bom, então é porque…. Coiso!

RL: Comenta um dos teus apelidos, “Pardilhó”.
FF: Não há muito a comentar. É o apelido proveniente da família materna do qual tenho imenso orgulho.
Além disso, sou dono de toda uma terra ali prós lados de Ovar/Estarreja!

RL: Olha, diz-me uma coisa… Achas que o Noddy é paneleiro?
FF: Parece-me que já não subsistem grandes dúvidas, até porque eu e alguns participantes desta edição da Liga Lausanne sabemos de fonte segura que ele e o João Manuel Pinto eram os últimos a sair do balneário insistindo em fazer sempre a festa dos bombeiros voluntários cujo desporto era a caça ao sabonete!
Além disso, o caso entre o Noddy e o Bob o Construtor parece-me por demais evidente numa dinâmica muito Village People.

RL: Achas que o Noddy abafa a palhinha do Ruca?
FF: Isso não! Parece-me que o Ruca é um individuo decente, que quando crescer será um bom Chefe de Família.

RL: Obrigado, Nando. Um dia destes pode ser que te classifiques no pódio…

6 comentários:

Anónimo disse...

http://www.pardilho.pt5.net/

Para quem não conhece.... terra do nosso colega Aranha FC

Carlos Capela disse...

Tenho de adicionar isso aos nossos links, zona que não tenho actualizado.
Aranha, hoje ou amanhã mando-te a entrevista. És o próximo. Lol

Anónimo disse...

Grande Nando!Apesar de ter tornado público q não foram nem o Ricardo nem o Scolari os culpados da derrota na final do Euro...Agora vou ser perseguido pá...Q saudades do meu Kinas!:)
De resto,notei q já tás com medo do Grande Tri Campeão...Não estamos tão fortes como no passado mas tb não somos tão mauzinhos como pensam!Até com Paixão nos tentam derrotar mas não xegaram lá...Eheheheheh!!

Anónimo disse...

o paixao roubou o sporting!...
mas pena pena, foi nao terem perdido os 2...

nando,o luis filipe ainda vai explodi! :P

Anónimo disse...

Bem, acho que é uma boa maneira de me estrear nos comentários da Liga Lausanne...Apesar de ser outsider, sinto de bastante perto este evento (tb n tenho outra hipotese...a outra hipotese é só vos ver em Julho)...Gostei muito da entrevista e de ouvir o lado politicamente-correcto-se-nao-levo-nas-trombas-em-casa do Nando...Nando, prepara-te para marcar um gol...PS gostei da pergunta quando é que o benfica volta ao normal e deixa a veia vencedora...lolol

Carlos Capela disse...

Olá, caro Pedro.
A tua participação é muito bem vinda neste espaço de convívio salutar, cheio de Amizade e Fraternidade.